terça-feira, 30 de agosto de 2011

COMO SURGIU O TOMAR BANHO


A história do Banho

Os primeiros registros históricos do banho vêm do tempo do Egito Antigo. Naquela época o povo passava muito tempo tomando banhos com óleos perfumados.
A higiene e os banhos eram tão comuns e praticamente eventos sociais na Grécia e na Roma Antiga, que havia “banhos públicos”, onde aconteciam discussões e decisões políticas e sociais.
Romanos e Árabes haviam trazido para a península práticas que, em Portugal, iriam perdurar mesmo na Idade Média. Banhar o corpo, porém, não implicava então um estrito conceito de limpeza.
Na Grécia, o banho era uma extensão necessária da prática de ginástica: um banho revigorante, frio e breve. Em Roma e no Islão estava implícita a ideia de repouso e de convívio: uma prática social, um ritual simbólico.
Na Idade Média, prevaleceram as ideias religiosas, levadas ao exagero, que consideravam saunas locais de pecado, porque as pessoas viam umas os corpos das outras. Os banhos foram então proibidos por considerarem que a água “amolecia” a alma. Acreditava-se inclusive que a água quente dilatava os poros e favorecia a entrada de doenças. Esse tipo de crença foi responsável pelas doenças que assolaram a Idade Média, como a peste, que dissimou populações inteiras.
A moda na época ganhou força com o uso permanente de chapéus e perucas, para disfarçar os piolhos. Como acreditava-se que a pele do rosto podia se desgastar, não se lavava o rosto e para esconder qualquer tipo de sujeira usava-se maquiagem. Para disfarçar o cheiro usava-se perfumes.
No século XVII, os banhos ainda eram vistos como perigosos e desaconselhados a pessoas doentes. Existem vários exemplos de como a nobreza lidava com a higiene: o rei francês Luís XIV tomou banho apenas duas vezes na vida, quando nasceu e quando casou. O príncipe Felipe II de Portugal lavou as pernas pela primeira vez aos sete anos.
No século XIX começa a mudar os conceitos de higiene com as descobertas de Pasteur (1822-1895). Os hospitais e outros locais de contato com doenças começaram a ser limpos regularmente. A enfermeira inglesa Florence Nightingale (1820-1910) também contribuiu com empenho e ação ao organizar hospitais e aplicar noções de higiene básica a locais e pessoas.

COMO SURGIU O BANHO NO BRASIL
Você sabia que o hábito de tomar banho todos os dias é uma invenção indígena? Pois é, o costume de se lavar diariamente no final da tarde era uma tradição indígenas que acabou sendo copiada pelos colonizadores portugueses.
Os índios brasileiros eram muito limpos. Costumavam entrar no rio para se banhar mais de dez vezes por dia. Tanto que os portugueses, quando chegaram aqui a partir de 1500, se assustaram. Pero Vaz de Caminha chegou a escrever que os nativos da terra eram tão limpos e tão formosos que deixavam qualquer europeu admirado.
Diante de tanta formosura e limpeza, os portugueses acabaram cedendo aos hábitos dos nativos. Começaram lavando os pés diariamente, depois passaram para uma prática mais regular de banho e, então, se entregaram totalmente ao banho nosso de todo dia.Durante as Descobertas, os europeus eram vistos pelos nativos como povos “mal-cheirosos e porcos”. O Oriente, diferente do Ocidente, manteve nesse período os hábitos saudáveis de limpeza e higiene dos povos antigos
Os membros da corte portuguesa resistiram bem mais tempo antes de mudarem seus hábitos. No século XVIII, algumas cidades já usavam a água de poços e chafarizes mantidos pelo Estado. Quando a família real portuguesa chegou ao Brasil, em 1808, o Rio de Janeiro passou a ser o primeiro muTomar banho é parte da rotina das pessoas em geral. Na verdade esta ação está ligada a inúmeros benefícios, além de se manter limpo
Embora nem todos os países adotem a prática de tomar banho todos os dias, a prática no Brasil é incontestável por vários motivos. O nosso país é tropical e as temperaturas mais elevadas aumentam a produção de suor e fazem com que a necessidade de se sentir limpo seja maior. O banho nos livra das impurezas que o nosso corpo acaba entrando em contato pelos diversos locais onde andamos, encostamos, etc. O banho também previne doenças infecciosas, principalmente nas partes íntimas. Após um dia agitado, um banho propicia o relaxamento necessário para uma boa noite de sono. Nada melhor do que um banho para deixar o nosso corpo cheiroso, limpo e perfumado.
Um banho é muito revigorante, principalmente quando se sente desânimo, cansaço ou estresse. O que pode melhorar?
A temperatura e o tempo do banho traz efeitos diferentes ao corpo, dentre este destacam-se: alivio de dores, eliminação de toxinas e melhoria da insônia.
Mas, como obter benefícios desses efeitos de modo a beneficiar a saúde?
O banho morno (10ºC a 29ºC) e estimulante do metabolismo e tonifica a pele, a sua duração deve ser menor que dois minutos.
Banho quente morno (29ºC a 36ºC) no período matinal elimina toxinas do corpo e em outros horários alivia a fadiga física. Pode durar até 20 minutos.
Já o banho quente (37ºC a 39ºC) é relaxante e prepara o corpo para uma noite de sono adequada.
Banho muito quente (mais de 38ºC) ajuda o aliviar dores musculares e colabora para o relaxamento em casos de insônia, porém sua duração deve ser limitada a 10 minutos.
Aproveite bem o seu banho!
                                                                  http://www.facebook.com/marcionoface
                                                                  TWITTER: @marcionotwiter



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ASSALTO A CORREIOS NA CIDADE DE ÁGUA FRIA-BA



Dois homens armados com pistolas assaltaram na tarde desta segunda-feira 22/08 a agência dos Correios da cidade de Água Fria Ba, a 45 km de Serrinha.

De acordo com informações da Polícia Civil os suspeitos chegaram à cidade em um veículo não identificado, renderam os funcionários do estabelecimento e levaram todo o dinheiro disponível nos caixas e no cofre. Segundo a agência a quantia roubada gira em torno de R$ 48 mil.

Ainda segundo a polícia, enquanto um dos assaltantes saqueava o dinheiro do cofre todos os funcionários e uma cliente eram levados para uma sala do estabelecimento onde ficaram trancados por cerca de 20 minutos até a chegada da polícia.

Segundo declarações do gerente Moisés Silva Barbosa 44 anos, um dos criminosos tem a pele clara, 1,67m de altura aproximadamente, barba falha, usava boné azul e camisa verde. O outro tem 1,70m de altura, usava boné preto, camisa e calça escura.

Os bandidos aproveitaram o período de encerramento do expediente para realizar a ação que durou cerca de 10 minutos. Na fuga não houve reféns e ninguém ficou ferido. A polícia faz buscas na região na tentativa de localizar a dupla.  



                                                                        ME SIGAM NO TWITTER: @marcionotwiter

terça-feira, 9 de agosto de 2011

COMO ENCONTRAR O NÚMERO DO INSS/PIS?


Alguns dias atrás eu precisava saber o número do meu INSS/PIS, para poder receber uma graninha de um serviço prestado, porém não tinha idéia de onde encontrar o tal número do INSS/PIS, foi quando resolvi conversar com alguém que entende do assunto, e essa pessoa me informou em menos de um minuto onde eu poderia encontrar tal número.

Fácil, rápido e objetivo não é mesmo? ;-)
E caso você não tenha em mãos sua carteira de trabalho, você pode conseguir o número do seu PIS ligando no 0800-7260101(que é o SAC da Caixa Econômica Federal), ouvir as opções e selecionar a relacionada a informações do PIS, eles iram solicitar algumas informações para que possam encontrar os dados que você necessita, como seu nome completo sua data de nascimento, nome da mãe etc.
Segue mais informações sobre o assunto, com a colaboração do nosso leitor Reginaldo:
1 – onde conseguir o número do meu PIS ou PASEP:
1.1 – diretamente na caixa, ou pelo fone 0800-7260101
2 – como saber se tenho abono do PIS para receber?
2.1 – com o cartão do cidadão em qualquer lotérica ou agência da caixa ou pelo fone 0800-7260101 ou ainda no site da caixa desde que tenha o cartão do cidadão e lembre sua senha
3 – como descobrir meu numero de NIT?
3.1 – diretamente nas agências do INSS ou pelo fone 135 da previdência social
4 – qual a diferença entre o PIS/PASEP e INSS?
4.1 – PIS – número de identificação do trabalhador privado
4.2 – PAPSEP – número de identificação do funcionário público
4.3 – INSS (NIT) – número de identificação do contribuinte previdenciário
5 – quando posso receber o abono do PIS?
5.1 – somente após completar 5 anos do seu 1º registro em carteira, esse é o primeiro critério
5.2 – ter trabalhado pelo menos 30 dias registrados no último ano com média salarial inferior a dois salários mínimos
6 – tenho dois número, PIS e INSS ou PASEP e INSS, qual usar?
6.1 – para trabalho registrado usei sempre o PIS ou o PASEP
6.2 – para contribuir a previdência como autônomo, doméstica, empresário entre outros, use o número do NIT (INSS), caso não tenha, pode usar o número do PIS ou do PASEP sem problemas
7. não consigo receber meu seguro desemprego, o que fazer?
7.1 – verificar se por acaso você não tem dois números de inscrição no PIS/PASEP
7.2 – divergências cadastrais entre o PIS/PASEP e seus dados pessoais